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Engajamento E Experiência Do Colaborado: Saiba A Diferença!

Quando falamos de engajamento e experiência dos colaboradores é comum surgir muitas dúvidas sobre o tema. Uma delas por exemplo é a diferença, quais os pontos cruciais na hora de fazer a diferenciação.

Um dos pontos que muitas pessoas e Rh questionam é se elas podem andar juntas, ou se uma exclui a outra.

Pensando nisso, resolvemos criar este artigo, para tratar sobre estes dois termos e quais as diferenças entre eles.

Esperamos que goste do artigo, boa leitura!

Está sem tempo para ler? Escute o artigo abaixo:

O Que É Engajamento Do Colaborador?

Quando falamos em engajar, estamos falando diretamente com a questão do quanto que o colaborador de uma empresa está feliz dentro dela, ou seja, o quão da cultura organizacional ele já incorporou para si e como ele se sente dentro da organização.

Isso impacta diretamente em quanto ele vai se doar para alcançar as metas e objetivos da empresa e o seu desempenho. Uma vez que o seu nível de satisfação, influencia na sua produtividade.

Qual é a importância do engajamento para os colaboradores?

Como já dito anteriormente, o engajamento é essencial para o sucesso de suas equipes, uma vez que quanto maior o nível de engajamento, maior será os resultados alcançados pelo seus funcionários.

Ter esta experiência positiva é essencial para uma jornada de sucesso dos seus colaboradores.

O que é a experiência do colaborador?

Quando falamos de experiência, é um pouco diferente de engajamento, enquanto engajamento é o nível de satisfação na empresa, a experiência do colaborador ou EX como é conhecido, é a junção de todas as experiências, positivas e negativas, que um usuário tem dentro de uma organização.

Em outras palavras é a soma de toda vivência dentro da organização por parte do usuário.

A junção de engajamento com experiência resulta em maiores resultados dentro da organização, isso porquê o colaborador se sente mais dentro da empresa e consegue ter um maior nível de engajamento, motivação e produtividade das equipes.

Como Ter Uma Equipe Mais Engajada?

Como líder de uma organização, você sempre busca o melhor para seus funcionários, certo? Afinal, uma equipe engajada é uma equipe produtiva, e isso reflete diretamente no sucesso da sua empresa. Mas como fazer para que seus colaboradores estejam sempre motivados e comprometidos com o trabalho?

Existem diversas formas de aumentar o engajamento da sua equipe, e algumas delas podem ser implementadas já a partir de hoje. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira algumas dicas incríveis para ter uma equipe mais engajada.

Ofereça feedbacks constantes

O primeiro passo para ter uma equipe engajada é oferecer feedbacks constantes. Isso porque os funcionários precisam saber se estão no caminho certo e se estão cumprindo as expectativas da organização.

Os feedbacks também são importantes para que as pessoas saibam quais são seus pontos fortes e quais devem melhorar. Assim, elas se sentirão mais motivadas a crescer profissionalmente e a se tornarem cada vez mais competentes.

Incentive a criatividade

Incentivar a criatividade é outra forma de aumentar o engajamento da sua equipe. Afinal, as pessoas precisam se sentir valorizadas e reconhecidas pelas suas ideias.

Para isso, você pode criar um espaço na sua empresa para que as pessoas possam trocar ideias e se inspirar umas nas outras. Além disso, também é importante dar autonomia para que elas possam criar e desenvolver soluções inovadoras para os problemas da organização.

Estimule a colaboração

A colaboração é outro fator importante para o engajamento da equipe. Afinal, as pessoas precisam se sentir parte de um grupo e trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos da organização.

Para estimular a colaboração, você pode criar oportunidades para que as pessoas trabalhem em grupo e desenvolvam habilidades de liderança e trabalho em equipe. Além disso, também é importante fomentar o diálogo e a troca de ideias entre os funcionários.

Valorize as pessoas

As pessoas precisam se sentir valorizadas pelo seu trabalho para que estejam engajadas com a organização. Por isso, é importante reconhecer o esforço e o comprometimento de cada um.

Você pode, por exemplo, criar um programa de recompensas para os funcionários que se destacarem. Além disso, também é importante oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional para que as pessoas se sintam motivadas a se tornarem cada vez mais competentes.

Crie um ambiente de confiança

Por fim, outra forma de aumentar o engajamento da sua equipe é criar um ambiente de confiança. Isso significa que as pessoas precisam se sentir seguras para expor suas opiniões e ideias, sem medo de serem julgadas ou criticadas.

Para isso, é importante fomentar o diálogo e o debate de ideias entre os funcionários. Além disso, também é importante criar um canal de comunicação aberto, para que as pessoas possam expressar suas opiniões e sugestões livremente.

Conclusão

Esperamos ter conseguido por meio deste artigo mostrar a diferença entre engajamento e experiência do colaborador. Além das vantagens de se ter cada vez mais uma equipe engajada.