Programa 5s: Entenda Esta Metodologia e Sua Utilidade
O programa 5s, ou também conhecido como 5 sensos, é uma metodologia surgida no Japão que visa atingir um nível de qualidade elevado dentro das organizações.
Sabemos que alcançar grandes níveis de produtividade e não é uma tarefa fácil, por isso se faz necessário buscar maneiras de facilitar este processo, e uma delas é a metodologia 5S.
Quando falamos em um ambiente saudável dentro de uma empresa, a desordem pode ser uma das principais vilãs, pois ela pode contribuir diretamente para falta de produtividade, quebra no fluxo logístico da empresa, falta de estoque, sujeira no ambiente e etc.
Pensando nisso, que muitas empresas utilizam o programa 5s e é disso que vamos falar agora.
Está sem tempo para ler? Escute o artigo em sua versão áudio!
O que é o Programa 5S?
5s é uma metodologia criada no Japão que visa melhorar o ambiente de trabalho por meio de técnicas que envolvam: organização, comprometimento, limpeza, conduta humana e cooperação.
Uma empresa com o ambiente saudável tende a ser muito mais produtiva, eficaz, alcança maiores resultados e consegue ter uma comunicação efetiva.
Muitos conflitos internos têm origem na desordem de uma empresa, e isto, pode ser evitado com programas que visam ascender a qualidade interna de uma equipe.
O programa é divido em 5 partes, ou 5 sensos: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITUSUKE. Onde cada um tem um significado e sua parcela de contribuição no processo de qualificação.
SEIRI
Esse senso está relacionado diretamente com a capacidade de separação do que é útil, daquilo que é descartável. Ou seja, é quando analisamos o ambiente da empresa e selecionamos o que realmente é importante para a realização do nosso trabalho.
Essa etapa que como objetivo, deixar claro para os nossos colaboradores o que realmente é importante e o que pode ser deixado de lado, para um ambiente mais limpo.
SEITON
Esse senso é relacionado diretamente com a organização. Agora que separamos apenas o que é útil para a gente, precisamos organizar para manter uma certa ordenação e o ambiente otimizado e simples. O principal objetivo desta etapa é deixar o fluxo de busca mais organizado, onde ninguém precisa ficar horas e horas do dia, apenas procurando certo material.
Neste processo, a regra geral é: Deixar mais próximo os materiais usados com uma maior frequência e guardar aqueles que pouco uso.
SEISO
Limpeza. Isso mesmo, a terceira etapa do projeto é buscar deixar o ambiente sempre limpo e implementar isso como cultura e rotina dos colaboradores ao chegar no local de trabalho. Uma vez que um ambiente limpo trás mais paz para o ambiente e melhora a produtividade de todos ali.
SEIKETSU
Padronização. Agora que já separamos o que é útil, organizamos e limpamos, precisamos instaurar uma rotina, ou seja um padrão. Assim, como algo rotineiro, ficará mais fácil implementar com sucesso o programa de 5S e chegar em um nível de qualidade elevado.
SHITUSUKE
Disciplina. Nesta fase devemos buscar a disciplina, ou seja, a constância dos atos, para assim ao longo prazo alcançar o real sucesso de um programa de qualidade.
Sempre bom em determinados período de tempo, fazer auditorias e verificar se o programa está tendo o resultado desejado.
Como implementar o programa 5S?
Independente do seu tipo de empresa, seja escola, organização política, prestadora de serviço e etc. O sistema 5S pode ser implementado. Basta você integrar toda a sua equipe a fim deste objetivo comum e seguir os 5 passos citados acima (os sensos).
Vantagens do programa 5s na sua empresas
Dentre inúmeros que podemos citar, veja os principais:
Melhor comunicação interna;
Ambiente mais limpo e saudável;
Produtividade elevada;
Administração de conflitos mais fácil;
Melhoria na qualidade de vida dos colaboradores;
Detecção de erros de forma mais rápida e assertiva.
5S E RH
Para muito gestores, buscar um índice de qualidade e conseguir até mesmo uma certificação ISO 9001, pode ser muito difícil, e é justamente nesta hora que metodologia como esta, irão fazer total diferença na sua gestão.
Implementar não é uma tarefa fácil, entretanto, não é impossível. Busque sempre primeiro uma educação dos seus colaboradores a respeito do tema, leve o tempo que for necessário e siga cada etapa sem deixar nada para trás.
Desta maneira, ficará mais fácil alcançar as suas metas relacionadas a qualidade.